Conheça nossa história

Histórico da ARLS Acácia e Fraternidade Granjense nº 104

As primeiras referências de granjense que ingressaram na Sublime Instituição datam dos idos de 1924. Foram eles: Meton Enéas de Vasconcelos, José Porfírio da Mota e Antônio Carvalho Rocha, todos iniciados na Loja Deus e Camocim Nº 1 ainda na década de 20 e 30. Eram tempos de difícil locomoção, o que os obrigava estes viajar de trem e pernoitar em Camocim para retornar somente no dia seguinte.

Com o passar dos anos, outros conterrâneos ingressaram na nossa Ordem Maçônica e assim no final dos anos 80 foi criado em Granja um Triângulo Maçônico. A reunião de fundação aconteceu, às 20:00 horas do dia 10 de outubro de 1986 no escritório do GESA (onde hoje funciona e Ematerce), à Rua Conrado Porto, Nº. 312, no Oriente de Granja.



Liderados pelo então Venerável da Loja Deus e Camocim nº 01, Irmão Antônio Correia da Silva, que tinha em mãos o Ato Nº. 74/96, do Sereníssimo Grão Mestre José Linhares de Vasconcelos Filho, foi fundado o Triângulo Maçônico do Vale do Coreaú. Estavam presentes àquela solenidade além do então Venerável-Mestre Irmão Correia, os seguintes Irmãos da Loja Deus e Camocim nº 01:  Antônio Manuel Veras, José Maria Veras Filho, Arcelino de Oliveira Neto, Aristóbulo Primo de Carvalho, Raimundo Marques Carneiro (Rdo. Aragão), Carlos Antônio Veras, José Alencar de Lima e Manuel Araújo Coutinho. Compondo o referido Triângulo granjense estavam os Irmãos: Juarez Marques de Medeiros (Presidente do Triângulo), Francisco das Chagas de Pinho Teixeira (Secretário), Erisberto Batista de Aquino (Tesoureiro), Eurico Salvador de Brito, Francisco Salas Melo Macedo Cavalcante e Antônio Carlos Lima de Oliveira.



Não obstantes as dificuldades de até mesmo de local para se reunir, sendo necessário improvisar diversos locais, como por exemplo, a nossa Agência do Banco do Estado do Ceará (extinto BEC), o escritório do GESA, ou até mesmo as residências de alguns Irmãos, nosso Triângulo rapidamente prosperou, germinou bons frutos à Maçonaria granjense, fazendo nascer o ideal de fundar uma Loja Maçônica no Oriente de Granja.



A concretização desse antigo sonho tornou-se realidade na memorável noite do dia 19 de outubro de 1990, quando aí aconteceu no Grêmio Social Granjense a reunião de Fundação da nossa Loja Maçônica, autorizada através do Ato N°. 66/90, assinado pelo Grão-Mestre José Linhares de Vasconcelos Filho.



Estiveram presentes naquela solenidade 37 Irmãos, sendo 19 do Quadro da Loja fundada. Presidiu a reunião o então Sereníssimo Grão-Mestre José Linhares de Vasconcelos Filho, que se fez acompanhar de uma vasta comitiva do Alto Corpo da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Veneráveis - Mestres e Obreiros de várias Lojas da Jurisdição.



Depois de tomadas a providência de praxe foi escolhido e aprovado por unanimidade o nome de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia e Fraternidade Granjense, que recebeu o N°. 104, que adotou o Rito Escocês Antigo e Aceito, ficando ela sob a Obediência da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Ainda naquela oportunidade foi constituído o primeiro quadro administrativo, assim composto:



Venerável Mestre: Francisco Salas Melo Macedo Cavalcante



1°. Vigilante: Pedro Fontenele Rocha



2°. Vigilante: Francisco das Chagas Rosas



Orador: Antônio Vitorino Linhares de Oliveira



Secretário: Raimundo Antônio de Oliveira Magalhães (Raimundo Pompe)



Tesoureiro: Edson Guilherme de Oliveira



1°. Diácono: Francisco das Chagas de Pinho Teixeira



2°. Diácono: Erisberto Batista de Aquino



Chanceler: Francisco Tuan Gomes da Silva



Mestre de Cerimônias: Francisco Eugênio Pinheiro



Experto: Juarez Marques de Medeiros



Guarda do Templo: Francisco José da Ponte



 



Além destes, integravam ainda o Quadro de Obreiros os Irmãos: Antônio Linhares Neto (Miraima), José Francisco Fernandes de Albuquerque, Cícero Antônio Dias Viana, Manuel Diógenes da Silveira, Raimundo Nonato dos Santos, Carlos Augusto Barros Almada e Jáder Menezes Barros.



As Lojas jurisdicionadas se fizeram representar através dos seus seguintes Obreiros:



LOJA DEUS E CAMOCIM Nº. 1: Venerável Mestre Francisco Raimundo Lima Chaves (Salim), Raimundo Euclides da Ponte, Raimundo Marques Carneiro (Raimundo Aragão), Vicente de Paula Pinto Veras, Francisco Ricardo Pinto Neto, José Firmo Carneiro, Arcelino de Oliveira Neto, Hílder Paiva e Rogério Coelho de Albuquerque.



LOJA N.E.C.T.A.R. Nº. 64: Nathaniel Carneiro Neto, Ângelo Silveira Rodrigues e Antônio Gerardo Coelho Fontenele.



LOJA IGNÁCIO LÔLO Nº. 22: Silvio de Paiva Ribeiro, Francisco Jairo Linhares de Oliveira e Antônio Cavalcante Sobrinho (Totonho).



LOJA DEUS E PACAJUS Nº. 81: Etevaldo Barcelos Fontenele.



Ainda presente, o Delegado Especial do 2°. Distrito Ildefonso de Holanda Cavalcante Neto.



Pouco tempo depois, precisamente no dia 16 de Março de 1991, procedeu-se a Sessão Magna de Regularização da Loja, através do Ato N°. 20/91. Presidiu a solenidade o Sereníssimo Grão Mestre José Linhares de Vasconcelos Filho. Na oportunidade foi feita a entrega da nossa Carta Constitutiva e empossada a primeira administração oficial, constituída pelos mesmos membros da provisória. Na mesma época foi apresentado o Escudo e o Estandarte oficial da Loja,  criação do Ir.’. Raimundo Pompe.



Já de posse de um local onde seria edificada sua sede e estando os serviços em fase de construção, a princípio a Oficina se reunia temporariamente em Camocim, no Templo gentilmente cedido pela sua Loja - Mãe Deus e Camocim N°. 1.



Cônscios de suas responsabilidades, os Obreiros não mediam esforços no intuito de concluírem a obra e rapidamente o Templo foi tomando sua forma original, possibilitando que todos se congregassem, em sua sede própria localizada no bairro Alto dos Pescadores, à Rua Duque de Caxias, às Segundas-Feiras.



No dia 12 de abril de 1996 a Loja viveu outro inesquecível momento de sua História, quando no dia 12 de abril de 1996 ocorreu a solenidade de Sagração do Templo, pois até então para realizar as Sessões de Iniciação, Elevação e Exaltação, a Loja utilizava por empréstimo o Templo da Loja Deus e Camocim nº 01. Em Sessão Magna, a solenidade de Sagração foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Nathaniel Carneiro Neto e contou novamente com a presença de vários membros do Alto Corpo da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará e ainda de Veneráveis Mestres e Obreiros de Lojas visitantes.



Na mesma data, nos salões do Grêmio Social Granjense aconteceu uma ágape fraternal e durante o mesmo foi promovida a entrega do título de Benemérito aos Irmãos que muitos contribuíram para a fundação, os serviços e o bom funcionamento da Loja. Foram agraciados na solenidade, membros do Alto Corpo da Grande Loja, como o Sereníssimo Grão Mestre Nathaniel Carneiro Neto, o Past Grão Mestre José Linhares de Vasconcelos Filho, os Mestres Instalados Etevaldo Barcelos Fontenele e também os Irmãos Raimundo Euclides da Ponte (Loja Deus e Camocim nº 01) e Antônio Cavalcante Sobrinho (Loja In&a acute;cio Lolo nº 22) e representante da Oficina junto à Grande Loja do Estado do Ceará.

    Desde sua fundação, até os dias atuais, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia e Fraternidade Granjense nº 104 teve os seguintes Veneráveis:



FRANCISCO SALAS MELO MACEDO CAVALCANTE - outubro/1990 a maio/1991;



PEDRO FONTENELE ROCHA - maio/1991 a junho/1992;



ANTÔNIO VITORINO LINHARES DE OLIVEIRA - junho/1992 a junho/1994;



FRANCISCO DAS CHAGAS DE PINHO TEIXEIRA - junho/1994 a agosto/1995;



RAIMUNDO ANTÔNIO OLIVEIRA MAGALHÃES; - Agosto/1995 a junho/1996 e sendo reeleito para um novo mandado: junho/1996 a junho/1998;



FRANCISCO JOSÉ DA PONTE – julho/1998 a junho/2000;



JOSÉ MAURÍCIO MAGALHÃES – julho/2000 a junho/2002;



MANUEL INÁCIO DE BARCELOS JÚNIOR -....................



 



Toda essa trajetória de sucesso que faz a História da Loja Acácia e Fraternidade Granjense N°. 104, deve-se ao empenho e a dedicação praticados pelos membros do seu Quadro, todos conscientes de que sobre cada um deles se apoiam os pilares de sustentação da Oficina.



Merece reconhecimento ainda, a valiosa participação das cunhadas que compõem o Grupo das Acácias responsável pelas atividades sociais e filantrópicas da Loja.



Outros grandes fatos engrandece a Loja Maçônica Acácia e Fraternidade Granjense nº 104. Um foi o incentivo e apoio dado para a fundação da Loja Deus e Fraternidade Martinopolense nº 131, no Oriente de Martinópole, cuja boa quantidade dos seus Obreiros fundadores pertenciam a Loja granjense. O outro é haver tido do seu quadro, Obreiros de afamada competência que ocuparam o cargo de Delegado do 23º Distrito, como os IIr.’. Antonio Vitorino Linhares de Oliveira e Francisco das Chagas de Pinho Teixeira.



Eis aí, portanto, os principais fatos que fazem a História da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia e Fraternidade Granjense N°. 104.



Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo para que Ele continue a irrigar nossa “Acácia” com a sua bênção, tornando-a cada vez mais frondosa, para que sob sua sombra paire sempre a Concórdia e que possamos continuar evoluindo espiritualmente e em busca do aprimoramento da nossa Doutrina, conservando sempre os ditames da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.